3DSGeralWiiU

O que espero nos próximos jogos da Nintendo

O que esperar das próximas versões de Mario Kart, Donkey Kong, Xenoblade, Smash Bros?

Pelas notícias que acompanho em portais sobre a Nintendo, tá na cara que a empresa não vai sair do mercado de hardware, pelo menos nessa próxima geração. Com vários rumores, especulações, teorias e opniões sobre o próximo console surgindo na internet, resolvi mudar um pouco e pensar sobre as próximas versões dos principais jogos da Big N.

A tarefa de imaginar as sequências dos jogos da Nintendo tem apenas uma limitação: Não saber quais são as caracteristicas do futuro hardware da empresa. Não sabemos se terá duas telas, se terá realidade virtual, se o controle terá botões ou seu corpo servirá como controlador, enfim, não temos nenhuma certeza sobre esse assunto, então me limitarei a não falar coisas que envolvam funcionalidades específicas de hardware.

Mario Kart

Mario Kart 8
Mario Kart 8

 

Para muitos, o Mario Kart 8, é o melhor jogo da franquia, para outros não, pois o jogo perdeu alguns recursos que já existiam nas versões anteriores. Para mim, o jogo está excelente, e a Nintendo conseguiu melhorá-lo ainda mais ao implementar as DLCs, que acabaram aumentando ainda mais a vida útil do jogo.

O melhor das DLCs foi a abertura para conteúdo de outras franquias, como Legend of Zelda, F-Zero e Animal Crossing. Então espero que a próxima versão de Mario Kart tenha mais conteúdo de outras franquias. Quero ver o Pikachu, o Ness, Mega Man, Pac-man, Sonic, Toon Link e outros correndo em pistas com temas de Pallet Town, Onett, Wily Castle, Mira.

Além de outras franquias, espero que voltem os circuitos exclusivos do modo batalha, pois é um dos modos mais divertidos do jogo, e a diversão fica comprometida ao ter que batalhar em pistas que foram projetadas para corridas. Um modo história seria ótimo também, apesar de não ser essencial para esse tipo de jogo.

O modo online também poderia ser melhorado. Os pontos conquistados online poderiam ter alguma utilidade além de servir para rankear os jogadores. O sistemas de pontos poderia ser algo similar ao sistema de pontos de Call Of Duty ou Splatoon, onde você tem seu level, e consegue desbloquear certos itens e funcionalidades.

Donkey Kong Country

Donkey Kong Country: Tropical Freeze
Donkey Kong Country: Tropical Freeze

Donkey Kong Country: Tropical Freeze é o melhor DK já feito, inclusive superando o DKC2 (SNES) que é épico. Óbvio que essa é apenas minha opnião, e pela qualidade de DKC2 e DKC3, o debate da escolha do melhor renderia bons argumentos.

Mesmo tendo DKCTF no meu top 1, acredito que ainda há o que melhorar. E para a próxima versão não partir de um nível abaixo, o estilo 2.5D tem que ser mantido, nada de um novo DK64. Depois disso, o David Wise tem que ser novamente o compositor da trilha sonora, tá provado que suas músicas aumentam muito a qualidade do jogo.

A volta da Dixie e a adição do Cranky foram boas surpresas para mim, mas a Dixie ficou OP em boa parte do jogo, se fazendo ser a principal escolha do jogo, com raras exceções a escolha de Cranky ou Diddy fazia sentido. Espero que as fases sejam mais equilibradas no sentido de ter que usar outros personagens. Também seria bom novos personagens com novas habilidades, mas o ideal seria a volta dos demais buddies, pois nas duas últimas versões tivemos apenas o Rambi, O Rinoceronte. Espero a inclusão do Winky, O Sapo, Squawks, O Papagaio, Squitter, A Aranha, e todos os outros.

Xenoblade

Xenoblade Chronicles X
Xenoblade Chronicles X

Xenoblade Chronicles X é um ótimo JRPG, mas ele não é bem aquele JRPG clássico, que te conta uma história envolvente, com personagens carismáticos, ele até tenta, mas o foco realmente é no gameplay, na exploração e na realização de quests, nesses pontos ele é soberbo.

No terceiro Xenoblade, espero que ele seja a mistura do Xenoblade Chronicles com o X, que ele traga de volta o personagem principal, e não um personagem placeholder editável, quero um personagem estilo Shulk, Cloud, Zidane, Sora e etc. Além disso, quero um foco maior na história como foi o primeiro Xenoblade, como foi Chrono Trigger e tantos outros JRPG de sucesso. Ajustando essas coisas citadas, a próxima versão promete ser um jogo memorável, pois o gameplay de Xenoblade X está super afinado, com inúmeras funcionalidades e infinitas possiblidades de jogabilidade.

Super Smash Bros.

Super Smash Bros. for Wii U
Super Smash Bros. for Wii U

Não sou fã de Smash Bros., joguei bastante o primeiro para N64 e comprei o SSB4 no lançamento e a franquia nunca foi capaz de me conquistar, ou eu deveria dizer que eu nunca fui capaz de me apaixonar pela franquia?

Bem, talvez o parágrafo anterior já seja bastante para você, fã de Smash Bros., desconsiderar minhas expectativas sobre essa franquia, tudo bem, pode passar para o próximo tópico, eu entendo, mas quero que saiba que gosto do gênero, joguei bastante o Ultimate Jump Stars (DS), joguei (e gostei) os Digimon Arena/Battle (PS1 e GBA), Towerfall (PC) e Bleach: Blade Battlers 2nd (PS2), e é baseado nessas experiências que crio minhas expectativas para a próxima versão de SSB.

Super Smash Bros. 5 deveria abandonar o 2.5D e partir para o 3D. Sei que isso é uma mudança drástica, e fazer essa afirmação soa até como uma heresia, mas é somente isso que espero para a próxima versão de SSB. Já jogaram Bleach: BB 2nd? Joguem e verão que não é uma idéia tão maluca, o jogo é muito divertido e é basicamente um Smash Bros com movimentação em 3 dimensões. Obs.: Não sou fã de Bleach, e nem conhecia o anime quando joguei esse jogo.

Ah, também espero um modo história, que já havia no SSB3.

Conclusão

O que mais gosto/odeio sobre os produtos da Nintendo, é que a gente não pode ficar prevendo ou criando expectativas sobre alguma coisa, pois acabamos sempre nos surpreendendo positivamente ou negativamente. Mas quase sempre a Nintendo acerta a mão nos seus jogos, mesmo quando não vem o que a gente espera, ela acaba entregando coisas que a gente nem imaginava, então estou tranquilo em relação ao futuro da minha jogatina.

OBS.: Há alguns jogos que não escrevi minhas expectativas pois não os joguei, ou não os joguei suficientemente pra formar uma opnião, cito alguns: Pikmin, Splatoon, Metroid, Mario 3D e Mario 2D. Mas nada impede de você incrementar a discussão com sua opinião sobre os jogos que faltaram ou até mesmo com os jogos que estão nesse texto.

Imaginar não custa nada =).


Este post foi escrito por Stephann Vasconcelos.

Gostou? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *