Geral

Nintendo e a fórmula mágica do dinheiro

Todos sabem que faz muito tempo que a Big não compete diretamente na guerra dos consoles, o que deve mudar muito em breve com lançamento de sua próxima e misteriosa plataforma, porem ninguém é capaz de negar que mesmo atrás das concorrentes em certo sentido, a Nintendo é a empresa campeã quando o assunto é a criatividade aplicada ao ganho financeiro.

Pergunte a qualquer jogador qual a forma mais eficiênte que as empresas usam para lucrar hoje e terá quase que unicamente a seguinte resposta: “DLCs”, o que é de fato uma verdade, pois esse recurso tem gerado uma bela receita para os desenvolvedores e até mesmo a Big N adotou este modelo em seus negócios, o que poucos percebem é que a Nintendo tem suas próprias maneiras de lucrar e que esta muito além do modelo de negocio aplicado pelo mercado em geral.

Vamos voltar um pouco no passado para nos lembrarmos das fórmulas mágicas da Nintendo quanto o assunto é o lucro!

Formula do Pokemon:

sun04

Pokemon é sem sombra de dúvidas uma das franquias mais lucrativas da história da Nintendo, mesmo quando tiramos da conta toda gama de produtos da linha Pokemon, deixando apenas os jogos principais da franquia. Foi com a série dos monstrinhos de bolso que a Big N percebeu um de seus modelos mais lucrativos até hoje: Vender o mesmo jogo duas vezes com poucas ou quase nenhuma mudança.

Os jogos da série Pokemon sempre contaram com duas versões, cujas diferenças por si não necessariamente justificaram a compra dos dois jogos, pois no fundo poderia ter sido lançado apenas uma versão e ainda assim faziamos questão de comprar os dois jogos e o terceiro quando este estava disponível! O mesmo modelo de negócio que amamos está sendo repetido agora com a serie Fire Emblem que foi dividida em dois jogos e já conta com um terceiro a caminho.

Formula do “Quanto mais cores melhor”:

sun03

Os consoles da Nintendo e em especial seus portáteis sempre contaram com modelos distintos de cores e acabamento, você tinha desde versões transparentes, com todas as cores do arco íris, desenhos dos seus personagens, etc… E apesar de que do lado de cá do mundo poucas pessoas compram mais de um de seus consoles, o mesmo não pode ser dito dos colecionadores e principalmente dos japoneses que tentam conseguir todas as cores e modelos de seus aparelhos. Sim, a Nintendo sabe disso e por isso mesmo insiste em fazer duzentas mil versões de suas plataformas.

Amiibos, a nova DLC:

sun02

O que melhor para lucrar do que pequenas estátuas de TODOS os seus personagens favoritos e que ainda possuem alguma funcionalidade dentro dos jogos? Os Amiibos estão ganhando cada vez mais peso no mercado (malditos, eu quero todos!!), se multiplicando a cada dia que passa e a cada novo lançamento da Nintendo. Esperem por um futuro onde todos os jogos da Big N virão acompanhados desses personagens e preparem suas carteiras para dar mais dinheiro a Big N, para ela criar mais amiibos e você dar mais dinheiro para Big N, para ela… Bom você entendeu.

Espero que tenham gostado e esperem por novas ideias lucrativas da Big N, lembrem-se de curtir nossa página no face para ficar ligado nas matérias.

Gostou? Então compartilhe!

Will

Escritor, gamer e youtuber nas horas vagas! Sonha em dia criar um jogo que domine a industria gamer, alem de produzir livros, filmes e criar seu próprio império do entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *