Geral

O Misterioso Mario 128

Um dos maiores “mistérios” do mundo da Nintendo foi conhecido como Mario 128. Depois do grande sucesso conquistado com seu primeiro titulo em 3D, Super Mario 64, a Big N passou em investir em uma sequencia para o jogo, que resultou em uma serie de rumores e confusões na época. Vale lembrar que naquele tempo, nos anos 2000, as informações não eram acessíveis como nos dias de hoje.

mario128
O Bowser ficou feliz que esse jogo nunca foi lançado!

Mario 128 era na realidade um jogo experimental, que permitiu com a Nintendo trabalha-se e testasse varias ideias para a sequencia e que surgiu pela primeira vez em 1997 durante uma entrevistada dada por Miyamoto para a revista Nintendo Power e desde então foi cercado de incertezas, que como bem sabemos devido ao secreto projeto NX, faz que o rumores surjam a cada dia.

O jogo contou com uma demo em 2000 com o intuito de mostrar o poder do Game Cube, que contou com 128 Marios presentes na tela, o que fez com que muitos acreditassem que a Nintendo iria lançar um jogo onde você poderia controlar 128 Marios de alguma forma. Acabou que o jogo em si nunca foi lançado e não passou de um experimento que deu origem a muitos dos elementos presentes nas franquias da Nintendo.

O jogo que mais se beneficiou deste experimento foi o Pikimin, como explicado por Myiamoto durante a GDC de 2007. Boa parte dos elementos estudados durante o projeto, em especial, os 128 Marios foram convertidos nos pequenos monstros utilizados por Olimar. Zelda Twilight Princess e Super Mario Galaxy também se beneficiaram de Mario 128, onde a Nintendo pode testar seu personagem caminhando em uma esfera.

Entendeu de saíram tantos deles?
Entendeu de onde saíram tantos deles?

Como não existem informações concretas de todos os experimentos realizados com o jogo, fica difícil saber quais franquias se beneficiaram dele e não é difícil encontrar pessoas que façam afirmações de que outros jogos tenham usado recursos do experimento.

A verdade é que a Nintendo alimentou os rumores do lançamento deste jogo por pouco mais de sete anos, apenas para depois revelar que tratava-se de um experimento, o que até hoje leva muitos a se questionarem de suas verdadeiras intenções. Teria sido o game apenas um experimento? Ou teria acontecido algo durante seu desenvolvimento que fez com o que o jogo fosse abandonado e convertido em outros?

É difícil responder essa e outras perguntas que podem surgir do projeto, mas ninguém é capaz de negar que este seja talvez um dos maiores mistérios de toda a indústria dos jogos.

E você, o que pensa a respeito?

Gostou? Então compartilhe!

Will

Escritor, gamer e youtuber nas horas vagas! Sonha em dia criar um jogo que domine a industria gamer, alem de produzir livros, filmes e criar seu próprio império do entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *