Geral

Estrategias de venda do NX.

Ainda que necessários, um hardware poderoso e um bom relacionamento com as Thirds não necessariamente garantirão o sucesso da próxima plataforma da Nintendo a ser lançada em Março. A Nintendo precisa convencer os jogadores que é em seu próximo console que eles devem jogar e para isso ela precisa mudar sua estrategia de vendas, vamos listar 3 ações que ajudariam a aumentar as vendas do NX:

1 – Conteúdo exclusivo.

Os jogos multiplataformas possuem fãs da mesma forma como os jogos exclusivos de cada empresa, e muitos deles não necessariamente possuem uma preferencia quanto a jogar Mario, God of War ou Hallo. Suas escolhas são baseadas em outros fatores como o poder do Hardware e os conteúdos exclusivos de determinada plataforma. Essa é uma pratica comum no mercado, na qual a dona da plataforma faz um acordo para que seu console tenha algum conteúdo a mais que não será liberado ou demorará para chegar às concorrentes.

Como exemplo podemos citar Destiny que fez um acordo com a Sony e liberou aos jogadores da plataforma conteúdos exclusivos como mapas ou algumas missões.

Zen Meteor, uma arma exótica exclusiva para o PS4.
Zen Meteor, uma arma exótica exclusiva para o PS4.

Esse tipo de estrategia é boa, especialmente quando o conteúdo é gratuito e seria uma ótima cartada da Nintendo para trazer novos jogadores a sua plataforma.

2 – Financiar ou comprar exclusividade de títulos.

Apesar de controversa, essa é uma pratica que pode crescer no mercado e inclusive já foi feita pela Nintendo com as series Monster Hunter, Xenoblade e Bayonetta.

xeno
XenoSaga III para PS2, um dos antigos jogos da franquia Xeno (Gears, Saga e atualmente Blade).

Se a Nintendo investir nesse modelo de negocio e conseguir exclusividade de títulos famosos e até então multiplataforma, ela iria trazer para si uma base grande de fãs. A mesma estrategia foi empregada pela Sony ao financiar a produção do jogo Street Fighter 5, que é um dos jogos de luta com maior base de fãs.

Quem sabe o próximo Mortal Kombat não retorne a Nintendo e decida que o NX é sua nova e única casa?

3 – Clones.

Dark Souls é um jogo famoso e com um grande numero de fãs, quando a Sony financiou a produção de BloodBorne, ela garantiu a exclusividade de seu próprio “Dark Souls”. Essa é uma estrategia menos agressiva que a compra de títulos e também eficiente se feia com cuidado, muitos fãs iriam se interessar por jogos que são feitos pela mesma produtora de suas franquias favoritas, porem contando com diferencias ou temáticas que não poderiam ver na serie original.

Bloodborne-review-logo
Financiado pela Sony e produzido pela From Software, o jogo é praticamente o irmão gêmeo da serie Souls.

 

Conclusão:

Existem muitas estrategias que a Nintendo pode empregar para aumentar a venda de sua plataforma, muitas das quais não citamos. É impossível prevermos o que a Nintendo fará, mas essas três praticas tem crescido no mercado e poderiam dar muito certo no NX, afinal, a Nintendo tem capacidade e condição para faze-lo.

Não esqueça de enviar seu material para contato@nintendolovers.com.br e acessar nosso canal no youtube: www.youtube.com/channel/UCUAcb6fEKZ_BN8CKm3tJ2ug

Gostou? Então compartilhe!

Will

Escritor, gamer e youtuber nas horas vagas! Sonha em dia criar um jogo que domine a industria gamer, alem de produzir livros, filmes e criar seu próprio império do entretenimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *