DestaquesEntrevistasGeral

Entrevista Especial com Barry Leitch

Antes de começar, quero dizer que sou fã do Barry Leitch. A música de Top Gear foi toque de meu celular por um bom tempo e até hoje escuto a música sem enjoar.

Barry é muito gente fina e merece nossa admiração. Ele respondeu às perguntas com tamanha honestidade que, sinceramente, nos surpreendeu muito positivamente. Esperávamos receber respostas padrão, mas nada com Barry Leitch é no padrão. Ele até gravou pra gente! Olha só:

 

Sem mais delongas, vamos à entrevista!


barryleitch

1)  Primeiramente, gostaríamos de te perguntar: por que você decidiu virar um compositor de músicas para games? Conte-nos sobre como você começou nessa área!

Eu tinha cerca de 14 anos, incerto sobre o que eu queria fazer na vida. Eu me imaginava sendo um piloto ou fazendo algo na área da computação, mas computadores eram muito recentes e não era muito claro o que você poderia fazer com eles, diferentemente dos games, que pareciam que iriam decolar. Eu realmente gostava de jogar tentando criar música para os jogos, e quando eu ouvi uma prévia de Rob Hubbard* eu decidi que que era aquilo que eu queria fazer. Eu queria compor músicas! Eu não era muito bom nisso, e me tomou um longo tempo para aprender como compor.

*Rob Hubbard é um compositor britânico, conhecido pela sua composição de músicas temas para jogos de computador (especialmente na década de 80), como o Commodore 64. Seu trabalho apresentou o potencial do hardware de som 64 do Commodore e forneceram muitos exemplos de como a música apropriada pode melhorar o jogo experiência.


2) De todo o seu trabalho, qual música você mais gosta e qual foi a sua inspiração?

Eu ainda tenho um carinho por Epic (que não teve CD-ROM lançado), TFX, Inferno e provavelmente por Spider The Videogame, mas eu tenho que dizer que Horizon Chase foi definitivamente a minha favorita até agora. Apesar de existir algo similar entre Horizon Chase e os títulos anteriores, nesse me deixaram compor da forma como eu quisesse. Não havia um imenso comitê do qual você tinha que ter aprovação, e esses projetos são sempre mais divertidos de escrever, visto que você tem uma tela em branco para desenhar. Você sabe o que vai acontecer no jogo, você tem apenas que escrever músicas para criar uma atmosfera divertida para o jogador.

E a inspiração vem de vários lugares. Pode vir pelo tique-taque da seta de um carro que te dá um ritmo, pode vir pelo som de um pássaro do lado de fora e, as vezes, pode vir em um sonho ou até mesmo em uma boa refeição. Inspiração pode vir de muitas formas. Algumas vezes ela pode ser simplesmente um “eu vou escrever algo fantástico, pois eu preciso conseguir algum dinheiro!”.


3)  Você mencionou certa vez que o chip de som do super nintendo tem um certo eco que você explorou nas composições de top gear, como você descobriu que poderia explorar essa função?

O manual do driver de música estava todo em japonês. Tudo que tínhamos era alguns códigos de demonstração que tocavam um som. Então, eu simplesmente mudava os números e compilava o código para ver como isso afetava a melodia. Foi quando eu me deparei com um que fazia tocar um eco. O que foi MUITO empolgante.


4) Existe alguma trilha sonora de videogames ou de qualquer outra mídia que fez você pensar “por que não pensei nisso antes?”

Ah, várias! Existia uma constante disputa na época do Comodore64. Alguém trabalharia para descobrir uma maneira de fazer um melhor som de bumbo, por isso tirávamos a música do jogo, então reproduzíamos a música MUITO devagar para que pudéssemos ouvir como eles estavam criando o som. Geralmente isso era muito complexo! Fazíamos isso, por exemplo, tocando um ruído branco durante um ciclo em forma de onda, em seguida, alguns ciclos de uma onda senoidal curvando-se para baixo, em seguida, vários ciclos modulando pulsos de ondas quadradas tocando notas bem profundas*. Às vezes, essa é a beleza de uma melodia simples de violão.

Existem várias músicas que eu escuto e que eu acho tão simples e bonitas que eu gostaria de ter pensado e escrito naquele estilo ou daquela maneira. Um exemplo é o tema da série de TV Dexter. Eu amo a melodia dessa música, ela tem um pouco de Pantera Cor de Rosa.

*Quando ele falou que era complexo ele não estava brincando.


5) Suas composições para jogos são épicas e têm um grande número de fãs! Existe algum outra tipo de mídia que você gostaria de compor mas não pôde?

Eu compus um monte de músicas para brinquedos infantis. Eu gostaria de fazer algum trabalho com filmes. Gravar para um vídeo parece ser fácil, pois você está criando a emoção do filme.


6) Diga-nos um jogo que você adoraria ter feito a trilha sonora e por que?

Eu gostaria de ter trabalhado em um bom jogo FPS (tiro em primeira pessoa) ou em um jogo de estratégia em tempo real. Eu lembro quando Red Alert foi lançado, eu adoraria ter trabalhado nele.


7) Você pode nos dizer um pouco sobre o processo de criação de Top Gear e se existiu algum fato engraçado ou curioso durante o desenvolvimento?

Top Gear foi um trabalho muito rápido pra mim. Eu tive 5 dias para terminar todas as músicas. Dois desses dias foram gastos verificando como o driver trabalhava e compondo a música da corrida de Las Vegas. Depois disso tudo, não havia muito tempo para escrever um monte de músicas, então a decisão foi pegar músicas de Lotus 1 & 2 e convertê-las para o Super Nintendo, e adicionar embelezamentos com arpejos e outras técnicas.


8) Você citou anteriormente o Horizon Chase (jogo brasileiro que você compôs a trilha), o que você acha do atual cenário indie?

O Cenário indie é muito emocionante. É muito parecido com a forma que o desenvolvimento de jogos era na década de 80. Qualquer pessoa pode ser um desenvolvedor indie. Qualquer um pode publicar seu próprio jogo! Você não tem que agradar os deuses da Electronic Arts! Os jogos estão muito, muito baratos agora. Me entristece o fato que pessoas pirateiem um jogo de 3 dólares. Eu consigo até entender pessoas piratearem um jogo de 60 dólares, mas quando este jogo custa 3 dólares, isso prejudica os desenvolvedores.


9) Eu joguei Horizon Chase e comprei a trilha sonora avulsa! Deixe-me falar que as trilhas são excelentes. Algo interessante a mencionar sobre elas ou alguma delas?

Eu fiz a música Bleeding Fingers para o Nino (da banda MegaDriver). Para ser difícil pra ele tocar. Essa música tem um solo de guitarra muito louco.

Entramos em contato com o Nino da Banda MegaDriver para saber o que ele tem a dizer sobre isso:

Barry é meu mentor. Muito do que sei, aprendi estudando as progressões dele. Essa música é difícil de tocar e longa. Por que mesmo depois que você finalmente consegue tocar, é um desafio grande tocar a progressão duas vezes.


10) Tem um fato curioso sobre o Horizon Chase: é verdade que você pediu sua esposa em casamento por meio de um easter egg?

Sim, é verdade. Foi um presente da Aquiris*. Se você desenhar um coração na pista de San Francisco, você dispara o easter egg com o pedido de casamento. Tem dois vídeos que mostram como foi o pedido.

* Aquiris é um estúdio de desenvolvimento de jogos situado em Porto Alegre e que foi responsável por desenvolver o jogo Horizon Chase.

 

 


11) Planos para o futuro?

Existem algumas conversas para fazer alguns painéis e outros concertos quando eu estiver no Brasil, mas nada concreto ainda. Eu queria ter a chance de sentar e conversar com pessoas que lembram das músicas antigas. Minha noiva Karen e sua filha estão se mudando para os Estados Unidos nas próximas semanas, então eu estarei ocupado com isso. Eu ainda estou tentando finalizar o Dark Quest 2* e há outro jogo não anunciado que estamos trabalhando. Ainda há algumas conversas sobre pistas extras para os lançamentos de Horizon Chase para PC e PS4.

*Dark Quest 2 é o novo jogo que Barry está trabalhando.


12) Não sei se você tem ideia do quanto você inspirou uma geração! Talvez você não tenha a dimensão do quanto você representa para uma legião de fãs que até hoje escutam o seu trabalho e que pesquisam na internet coisas relacionadas às suas músicas! O que acha disso?

Parece estranho pensar que as músicas que escrevi inspira pessoas. Eu gastei a maior parte do meu tempo sozinho em meu estúdio, então eu não tenho muito feedback de outras pessoas além das que eu trabalho. Eu vejo todas as mensagens das pessoas no Facebook e é muito bom pensar que alguma coisa que você compôs realmente se conectou com outras pessoas e elas realmente gostaram e ainda escutam o seu trabalho. Eu vi algo nesta manhã, era um vídeo de um brinquedo infantil que eu escrevi a música há 15 anos. Estas pessoas escutaram este brinquedo TODAS as noites (era um brinquedo da Fisher Price chamado Ocean’s Wonder Aquarium). Eles se perguntam quem escreveu aquela melodia. É muito bom ler seus comentários e me faz feliz ao pensar em todas as crianças que caíram no sono com ele.

 


13) Sabemos que você virá ao Brasil para um evento este ano! Quais são as suas expectativas para sua estadia aqui no país?

Eu nunca fui ao Brasil, e eu nunca escutei minha música tocada por uma orquestra. Na última vez que Tommy Tallarico tocou no Brasil ele prometeu que retornaria com um arranjo para Top Gear, então a gente foi se falando, e eu concordei em fazer um arranjo combinando os temas de Top Gear Vegas e Horizon Chase. Eu nunca tinha feito nenhum arranjo para uma orquestra completa, e graças a Deus o Tommy conhece arranjadores de orquestra em Hollywood que são top e que poderiam consertar qualquer erro que eu pudesse cometer (por exemplo, alguns dos arpejos estavam um pouco rápidos para que pudesse ser tocado fisicamente por uma pessoa).
Eu estou muito animado pra ouvir esse arranjo ser tocado por uma orquestra ao vivo, e muito agradecido aos fãs de games no Brasil que ainda se lembram das músicas e pediram ao Tommy pra tocar. Então, sem vocês no Brasil, nada disso teria acontecido!


Finalizamos a entrevista aqui pessoal! Mas, não deixem de acessar os links abaixo para prestigiar o trabalho desse grande artista! Esperamos que tenham gostado, deixem seus comentários/perguntas/depoimentos que mandaremos para que Barry Leitch leia!


Site oficial do Barry Leitch

http://www.barryleitch.com/


É possível encontrar a trilha sonora do Horizon Chase nos seguintes endereços:

Eu já conhecia o excelente trabalho do Barry no Horizon Chase, tanto que comprei as músicas do jogo também. A gente até já mencionou em outros posts, mas esse é um jogo que lembra muito o Top Gear original. Por isso, ninguém melhor que o compositor original para fazer as músicas não é? Se você não jogou ainda, jogue, pois vale muito a pena. Atualmente, você pode jogar Horizon Chase acessando os seguintes links:

appstore playstore

Barry também está vendendo as músicas do jogo Horizon Chase e um remix da música do Top Gear original. O álbum digital com 26 músicas está custando somente 6 dólares, pessoal! Digo sem pensar duas vezes: está muito barato e vale muito a pena comprar. Os links estão ao final da entrevista! (Não, nós não estamos sendo pagos para fazer propaganda! Estamos indicando um trabalho que nós, da Nintendo Lovers, apreciamos muito).

bandcampgooglemusicitunesamazon


Escute mais o trabalho do Barry Leitch no SoundCloud


 

Gostou? Então compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Jogo em qualquer plataforma. Um fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, e de outros grandes nomes da indústria.

3 thoughts on “Entrevista Especial com Barry Leitch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *