DestaquesGeralReviewsWiiU

O Magnífico Super Mario 3D World

Em uma enquete que promovemos em nossa fan-page no facebook, Super Mario 3D World do Wii U, dentre vários jogos da franquia Mario para Wii U, foi escolhido como o melhor! O povo decidiu (por 56 votos, contra 31 de Mario Kart 8), e estamos aqui para dedicar esse post a esse grande jogo.

Quando eu tinha apenas 4 anos tive o meu primeiro contato com um jogo Super Mario. Eu tive o Nintendinho, após muito implorar ao meu pai! Passamos peças de teatros, desafiamos as leis da física atravessando quadros nas paredes, voamos pelas galáxias mais distantes, andamos por mundos 3Ds e 2Ds, até mesmo papel nós viramos! Tudo isso nos leva ao Super Mario 3D World.

Talvez o jogo não tenha causado o impacto que os seus antecessores causaram, mas mesmo assim o jogo trouxe tantas novidades e é tão bom de jogar que, se você ainda não o possui, você deve comprá-lo e jogá-lo!

Entrando pelo cano….. de vidro

Cat_Luigi_Pipe_Artwork_-_Super_Mario_3D_WorldLembro o primeiro contato que tive com esse jogo, a primeira coisa que reparei foram esses encanamentos especiais. Os canos não eram verdes, vermelhos, amarelos nem roxos, mas eram transparentes, de vidro. Lembro que fiquei de boca aberta com essa nova implementação, esse novo conceito. É claro que os canos tradicionais estavam lá, mas o de vidro saltava aos olhos! Era um visual estupendo. No entanto, esses canos não eram só um corpinho bonito, eles incrementaram a jogabilidade ao permitir que, em diversos momentos, você controlasse até mesmo a direção da personagem!

Sei que você deve estar se segurando pra dizer: “esse esquema de jogabilidade não foi implementado no Mario 3D World não!”. Calma, jovem padawan! Sabemos disso! Um dos maiores rivais do Mario já fazia isso em seu jogo “Sonic 2” do igualmente saudoso Master System (esse jogo foi uma das maiores frustrações de minha vida! Ouça o depoimento completo no POWdcast sobre cartuchos). Havia uma fase em que você controlava ou ouriço-caixeiro azul por canos transparentes! Talvez até mesmo jogos mais antigos já o tivesse feito. Porém, não há nada de errado em inspirar-se em jogos bons para incrementar o seu, não é? Repare no vídeo abaixo a semelhança entre os canos de Mario 3D World e de Sonic 2 para o Master System!

 

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi uma entrevista em que Miyamoto informou que ele sempre teve vontade de fazer essa jogabilidade nos Marios 3Ds, porém, devido às limitações técnicas e de hardware, não era possível fazer esse efeito de transparência de uma forma que ficasse agradável aos olhos.

Uma nova roupa e confusões em dobro!

Super-Mario-3D-World-1
A princesa Peach tá gatinha lá embaixo!

Outra coisa que as pessoas reparam é que o Mario agora tem uma nova roupa: “a roupa de gato”! Além dos “ownnns” que isso pode causar, há embutido aí um esquema de jogabilidade interessantíssimo, já que o Mario pode subir em qualquer parede usando as suas unhas afiadas! Fora que vestido de gato, você consegue dar aquela roubada e atingir o topo do mastro, já que você dá uma mega escalada até a bandeira. Todo mundo gosta de gatos, se não gostava, agora irão gostar!

Além disso, há a cereja do bolo! Literalmente, uma cereja é um item especial do jogo e faz você controlar mais um Mario simultanemante. Pra você que nunca jogou, é assim: você tem um Mario pra controlar. Aí você pega uma cereja e agora você tem 2 Marios. Se pegar mais uma cereja, você fica com 3 Marios. Claro que isso não está a toa no jogo. Por isso, há diversas plataformas em que você só conseguirá movimentar se tiver um número X de personagens em cima dela.

Outro ponto interessante é que você possui poderes divinos! Sim, você não leu errado! Você possui poderes divinos! É possível com um toque na tela paralisar os inimigos tementes ao Deus Player, e num simples sopro no gamepad mostrar para goombas pequenos a sua fúria e fazê-los voar pelos ares! Seu sopro ainda garante movimentar as hélices de plataformas voadoras! Mas cuidado pra não babar a tela inteira, por favor!

Captain Toad, eu sou seu pai!

Uma das coisas mais divertidas a se fazer no Mario 3D World eram os mini-games do Toad. De início, pode parecer esquisito um jogo em que você não pula, mas são puzzle tão inteligentes e divertidos que ainda hoje dá vontade de revisitá-los. Esse mini-game fez tanto sucesso que a Nintendo se viu obrigada (claro que pensando no retorno financeiro que isso traria) a lançar um jogo solo do Toad chamado “Captain Toad: Treasure Tracker” , que aliás eu recomendo fortemente. É um jogo muito bonito visualmente e com bastantes puzzles.

Diversão em 4 pessoas

sm.0
Cenários e fases deslumbrantes!

Quem teve a oportunidade de jogar esse jogo em 4 pessoas sabe o quão divertido ele é. O jogo é extremamente difícil de você zerar 100% sozinho, pois para isso, você precisa passar das fases com as 4 personagens do jogo principais e com a Rosalina que é aberta quase no final do jogo. Isso quer dizer que, se você tem o costume de jogar sozinho, você terá que passar de cada fase 5 vezes. Acredite, tem fase que esse processo é extremamente “doloroso”! Por outro lado, jogar em 4 pessoas, além da diversão com seus amigos, faz com que você atinja esse objetivo dos 100% mais rapidamente! Interessante ver que eles adotaram esse esquema para te estimular a sempre jogar em “bandos”, não é?

O modo do multiplayer é cooperativo, mas é competitivo. Calma, não falei nenhuma besteira. Ou seja, estão todos juntos e se ajudando pra chegar ao final da fase, mas quando o assunto é moedas e itens que dão pontuação, é cada um por si e todos querem pegar o máximo de pontos possível. Isso por que, ao final, todos os pontos são contabilizados e o vencedor tem o direito de ser o “rei” da parada! E você é literalmente coroado e usa até uma coroinha na próxima fase! Essa coroa vale ponto, por isso, se você for atingido e perdê-la, provavelmente seus amigos correrão atrás para pegá-la.

Super-Mario-3D-World-Kart-Stage
Viu? O Mario tem a coroa na cabeça, mas seus súditos não são leais e farão de tudo para tomá-la! Afinal, como diria o Scar para o Mufasa: “Vida Longa ao Rei”.

Enfim! Não tem muito mais o que falar dessa obra de arte! A jogabilidade é redondinha, os gráficos são lindos, os puzzles sensacionais, a diversão multiplayer é espetacular e a música é padrão Nintendo de músicas em games! É um jogo obrigatório!

E você? O que acha desse jogo? Conte pra gente!

Super-Mario-3D-World-Course-Clear
Jogo recomendadíssimo!
Gostou? Então compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Jogo em qualquer plataforma. Um fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, e de outros grandes nomes da indústria.

3 thoughts on “O Magnífico Super Mario 3D World

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *