O que é inovar?

Se eu te perguntar o que o Nintendo Wii e Xbox 360 têm em comum, muito provavelmente você responderá que ambos inovaram a forma como jogamos. O Wii mote e Kinect mudaram completamente o conceito de jogar introduzindo cada um a sua maneira, o controle por movimentos.

Eis que a Nintendo anuncia estar trabalhando em um novo console, codinome NX. Nós sabíamos que ela iria inovar em algo depois do controle de movimentos ou a presença de duas telas, isso estava claro para todos. Eis que o CEO da Nintendo chega e diz algo para deixar todos doidões:

“É uma nova forma de jogar, que eu acho que terá um impacto maior do que o Wii U”.

A Internet foi à loucura e a Nintendo só precisou dizer que tem um novo console e que ele vai inovar a forma como jogamos. Todos os dias rumores e mais rumores surgiam, cada qual tentando demonstrar a grande inovação e muitos deles eram completamente contradizentes. É nós vimos de tudo…

Foi então que para piorar (ou não) as coisas, o site eurogamer veio e falou que segundo suas fontes de confiança, o NX era uma combinação de portatil com console de mesa. Agora não precisaríamos mais de dois consoles, apenas um e poderíamos usá-lo onde quisermos! Se as coisas já estavam loucas antes, imagina agora? Dezenas, se não centenas, de modelos diferentes desse suposto console surgiram, rumores tentando explicar sua funcionalidade dominaram a internet e ainda a dominam…

Poucos se perguntaram porém se isso é uma inovação. Vamos voltar um pouco no tempo:

Super Game Boy:

No ano de 1994 a Nintendo parece ter tido a mesma ideia, o SNES e o Game Boy estavam no auge, então por que não juntar os dois? A Nintendo então lançou o Super Game Boy, um cartucho de SNES que permia que você colocasse um cartucho de Game Boy e o jogasse em seu SNES, inclusive alguns jogos eram possiveis de serem jogados entre dois jogadores e até mesmo traziam algumas novidades para os jogos!

Cross Play e Cross Buy:

Era uma vez um console chamado PS Vita (que foi abandonado, eu te odeio Sony).Um dia alguém teve a ideia de vender os mesmos jogos para ele e para seu irmão de mesa o PS3, compartilhando os mesmos lotes e muitas vezes permitindo que você usasse o PS Vita como segundo controle. Essa prática ficou conhecida como Cross Buy e Cross Play e é muito parecido com o que o NX aparentemente propõe como inovação!

Entenda bem, eu não estou dizendo que o NX não possa ou não seja um híbrido! De forma alguma, eu apenas estou dizendo que a Nintendo sabe o que faz e não irá dizer que vai mudar a forma como jogamos com algo que já foi feito antes, mesmo que forma mais rudimentar ao que NX deva fazer. Especialmente quando levamos essa frase do mestre Miyamoto em conta:

Normalmente, nós mostraríamos o NX na E3, mas não o fizemos. Ficamos preocupados com imitadores se lançássemos informação cedo demais”

Por que a Nintendo faria tanto segredo sobre algo que já existe e com medo de sua ideia genial ser copiada? Um híbrido de forma alguma é uma inovação, é apenas a junção prática de duas coisas que já existem e que já foi feita antes, inclusive por ela! O que talvez estejamos esquecendo é que o console veio para inovar e seja como ele for fazer isso, ser um híbrido é apenas uma parte do todo. A GRANDE mudança será algo completamente diferente e é isso que a Nintendo teme ser copiada.

Novamente, essa é minha opinião e estou me baseando no que sabemos dela e de seu histórico. Me parece irreal pensar que todo o segredo seja por conta disso, mas sei que posso estar errado. Resta esperarmos para ver ela aprontou dessa vez e torcer para seu sucesso como os bons fãs que somos, ah sim e como consumidores principalmente u.u

 

 

Gostou? Compartilhe!

Will

Escritor, gamer e youtuber nas horas vagas! Sonha em dia criar um jogo que domine a industria gamer, alem de produzir livros, filmes e criar seu próprio império do entretenimento.