DestaquesGeralNostalgia

Os óculos da nostalgia

Em uma discussão outro dia sobre games de antigamente versus os games atuais foi citada a expressão “óculos da nostalgia”. Esses “óculos”, segundo o autor do comentário, são um artifício que nossa mente utiliza para tornar as coisas nostálgicas muito melhores do que realmente são.

Lembro que, na discussão, falávamos sobre a questão das quedas de FPS e de resolução e como isso não importava na época do SNES. Falávamos que estávamos, naquele tempo, nos importando mais com o jogo do que com essas pequenas quedas que são imperceptíveis na maioria das vezes. Aí foi citado que nós estávamos cegos pelos tais óculos. Nesse ponto eu discordo, pois nós não discutíamos coisas relacionadas à performance ou ao desenvolvimento de um jogo. Discutíamos o jogo em si. Pontos específicos como esses nós não colocávamos em pauta de discussões.

No entanto, essa expressão me fez pensar um pouco sobre esse acessório visual imaginário e como ele nos blinda de ver a verdade! Me fez pensar em como a nossa mente tende a deixar jogos, filmes, experiências que vivemos melhores do que realmente foram. Me fez pensar que, talvez, na maioria do tempo em que temos nossas lembranças e suspiramos com um tempo que não voltará jamais, somos enganados por aquela que deveria ser nossa amiga e que nos trai:a nossa mente.

Principais revistas de games dos anos 90. Tenho ótimas lembranças de ir comprá-las, mas será que eram boas assim?

Afinal, você já parou para pensar que talvez aquele jogo tão querido não seja tão bom assim? Já pensou que talvez aquele jogo adorado por você e seus primos tenha na verdade uma jogabilidade travada, ou que seja repetitivo ou que seja um jogo ruim por completo? Já parou para pensar que aquele filme que você tanto gosta te causaria uma certa “vergonha alheia” se assistido hoje em dia? A única forma de descobrir isso é revisitando os jogos, filmes, séries, músicas, e toda sorte de coisas que te trazem boas lembranças. Assim, você descobrirá se está sob efeito dos óculos ou não.

No entanto, o Ministério da Nintendo Lovers adverte: fazer a experiência acima pode destruir momentos importantes de sua vida, momentos em que você lembrava com tanto carinho e que podem se perder de uma hora para outra. Depois que você tira os óculos e vê a realidade, não tem mais volta. Pense bem antes de querer testar essa teoria.

Eu, particularmente, tenho evitado tirar os óculos! Em vez disso, levei-os nas Óticas Nostalgia (morô, ha-hai) e mandei trocar a lente por uma lente “fundo de garrafa”. Assim, poderei sempre ter as lembranças comigo! Penso que nós já temos problemas demais em nossas vidas para destruirmos uma das poucas coisas que nos tiram um sorriso em qualquer momento, só pelo pensamento. Por isso, eu tenho comprado itens que me conectam com meu passado e que me trazem boas lembranças. Convido vocês a fazerem o mesmo! Não tirem os óculos da nostalgia, mantenham eles sempre a postos e se agarrem nas boas lembranças. Você só tem a perder tentando criticar o seu passado. Pense nisso!

Até o próximo post!

Gostou? Então compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Jogo em qualquer plataforma. Um fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, e de outros grandes nomes da indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *