DestaquesGeral

Cópia e Inspiração: quando o igual é diferente!

Em uma entrevista dada ao Glixel, Hidetaka Miyazaki – criador da saga Dark Souls – disse que seu jogo “não é digno” de comparações com a aclamada série nintendista The Legend of Zelda. Veja o que ele disse:

Se há alguma semelhança, ela provavelmente vem do fato de Legend of Zelda ser uma espécie de exemplo didático para jogos de ação 3D. Quando eu era um estudante, Zelda era verdadeiramente monumental. Então, para ser honesto, sinto-me indigno desta comparação.

Essa entrevista veio como uma resposta à diversas comparações feitas pelos fãs das franquias. Comparações essas que rendem discussões e discussões. No entanto, muitas dessas comparações são feitas de forma pejorativa, classificando como “cópia descarada” algumas mecânicas do jogo.

Na minha opinião existe uma grande diferença entre uma simples cópia e uma inspiração. A primeira, o jogo não possui identidade e, muitas vezes, é quase que uma Rom Hack de outros jogos conhecidos. A cópia pode se dar, também, quando os elementos inseridos no jogo são descartáveis ou são extremamente avulsos no jogo, ou seja, não contribuem para formar a ideia de um jogo e são utilizados só para aproveitar o sucesso de um jogo anterior. Por outro lado, a inspiração complementa a ideia de um jogo e adiciona mecânicas e itens com base em outros games, porém fazem parte da personalidade e são parte importante do jogo .

Ora, Super Mario 64 inspirou-se em outras séries para formar um jogo monumental. Cito, por exemplo, o fato de o Mario passar a ter fôlego limitado embaixo da água (inspiração obtida de outros jogos como Sonic). Hoje em dia, Mario 64 serve de inspiração para diversos jogos.

Há ainda casos em que o “inspirador” se inspira no “inspirado”. Um grande exemplo disso é a franquia Tomb Raider que serviu de fonte de diversos elementos para a franquia Uncharted. Com o tempo, Tomb Raider se reconstruiu utilizando diversos elementos criados pela franquia Uncharted. No entanto, as duas séries têm identidades próprias e isso é visível.

As inspirações fazem parte da evolução dos videogames e moldam os jogos futuros. O que é bom e pode servir para deixar um jogo ainda melhor, deve ser utilizado sem moderações. Em vez de falar “tá vendo? Copiou!”, por que não dizemos “que legal essa mecânica! Eles se inspiraram no jogo XYZ!”. 

No meu entendimento, pode realmente ser que Dark Souls tenha se inspirado na franquia Zelda, porém não há como negar que se tratam de jogos totalmente diferentes, inclusive de estilos e temáticas diferentes. Cada um dos dois tem personalidade distintas e mecânicas próprias. Além disso, lembro que se Dark Souls inspirou-se na Franquia Zelda para ser o jogo que é hoje, amanhã pode ser o contrário! Evoluindo assim, teremos cada vez mais jogos memoráveis para nos divertir!

Moral da história: curtam os jogos, galera!

Dito isso, até o próximo post!

Gostou? Então compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Jogo em qualquer plataforma. Um fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, e de outros grandes nomes da indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *