Magical Quest: uma obra de arte com o selo Disney

 

Mais uma vez vamos falar de um jogo que foi eleito em uma enquete realizada em nosso site e redes sociais. E o post de hoje é dedicado à uma obra-prima do grupo Walt Disney. Aliás, não é apenas uma obra-prima, mas sim uma trilogia inteira de obras-primas. Preparem-se leitores, pois hoje falaremos da série Magical Quest!

O primeiro de muitos

magicalquest-1-cover

O ano era 1992, ano dominado por Mega Drive e Super Nintendo. A Disney já havia se aventurado no mundo dos videogames e já tinha lançado games que viraram clássicos, como, por exemplo, Tico e Teco, Castle of Illusion e Duck Tales. Eis que, em uma parceria com a CAPCOM (que, naquela época, muito raramente deixava a desejar em seus jogos), a Disney anuncia o lançamento do jogo The Magical Quest Starring Mickey Mouse.

A mecânica era característica de jogos da Capcom: o personagem vai evoluindo e ganhando habilidades de acordo com a evolução da história! No caso deste jogo, as habilidades, na verdade, são roupas que você vai ganhando. São três roupas diferentes: mago (que lança magias); bombeiro (lança água que apaga fogo em determinados pontos do cenário); e o alpinista (capaz de escalar e balançar-se para alcançar locais antes inalcançáveis). Ainda me lembro das jogatinas com amigos! Esse jogo oferecia o multiplayer alternado, mas mesmo assim era muito divertido jogar de 2 (DICA: ouça nosso POWdcast sobre multiplayer).

Vendo o circo pegar fogo

magicalquest-2-cover

Em 1994 a Disney encheu nossos corações de esperança ao lançar o Magical Quest 2. Porém, apesar de ser conhecido popularmente por este nome, o jogo recebeu o nome oficial de The Great Circus Mystery Starring Mickey & Minnie (no GameBoy Advance foi dado o nome Magical Quest 2 Starring Mickey & Minnie).

Sim!!! Mickey e Minnie estavam juntos em uma nova aventura! Como você pode imaginar, desta vez, a Disney e a Capcom permitiram a utilização de 2 players simultaneamente. Agora você e seu amiguinho cooperavam para acabar com as forças do mal que assolam a Terra e os impedem de assistir a um espetáculo circense.

A mecânica permaneceu a mesma, porém com novas roupas! Agora temos a roupa de faxineiro (equipada com um aspirador que suga tudo o que vê pela frente), novamente a roupa do alpinista e a roupa de cowboy (equipado com um cavalinho de madeira, que permite que você salte mais alto, e uma pistola que atira rolhas).

O ciclo se fecha

magicalquest-3-cover

Em 1995 veio o fechamento da trilogia com o lançamento de Magical Quest 3 Starring Mickey & Donald. Agora o patomais rabugento e amado da Disney está em busca de seus sobrinhos. Mais uma vez dá para jogar de 2, cada um controlando um personagem diferente.

Novas roupas foram inseridas! A primeira é de cavaleiro (Mickey usa escudo e na ponta da sua lança há uma luva de boxe e Donald usa um martelo do Chapolin), a segunda traz o equipamento que permite que os personagens escalem árvores, e a última é a roupa que permite lançar magias.

Aqui cabe uma consideração: Donald é um show a parte! Por exemplo, “armadura” dele trata-se de uma panela como elmo e um barril de madeira para proteger o corpo, já que a de ferro não coube nele. Além disso, ele reclama de tudo e de todos, o que é muito divertido de assistir.

Esse jogo foi um marco na série, já que as roupas são completamente diferentes para os personagens e ambos têm personalidades próprias. Por este motivo, este é o jogo preferido da maioria dos jogadores que tiveram a oportunidade e privilégio de jogar os três jogos. Inclusive, é o meu jogo preferido da franquia. DICA: ouça o POWdcast sobre jogos da infância e testemunhe uma revelação bombástica do Will relacionada a este jogo.

O futuro à Disney pertence!

0b2a2d6cf63d6aed5276158463ee8362A trilogia toda é uma bela obra de arte. Cenários belíssimos, trilha sonora magnífica e jogabilidade fluida e extremamente divertida fazem com que estes jogos sejam obrigatórios para aqueles que tiveram ou têm o Super Nintendo.

Eu, sinceramente, gostaria de ver um remake desses jogos tal qual fizeram com o Castle of Illusion. Compraria no lançamento, pois tratam-se de jogos memoráveis e que estão no panteão de grandes clássicos dos videogames. Ou poderiam, até mesmo, fazer uma sequência!

A propósito: se você é fã da Disney, aproveite para reservar a sua GeekBox #02 cuja temática é exatamente o fantástico, fabuloso, inigualável, supimpa (tá! Exagerei na velhice!) mundo de Walt Disney! Não perca tempo e garanta a sua GeekBox, pois as unidades são limitadas!

Agora é a sua vez de nos dizer o que pensa dessa trilogia e contar as suas histórias! Participe com a gente e ajude a terminar esse post!

Até o próximo post, pessoal!

Gostou? Compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Sou fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, etc. Resumindo: sou fã de jogo bom!