GeralNotíciasSwitch

Os novos cartões SD da Nintendo

Semana passada recebemos a notícia sobre a obrigatoriedade de utilização de cartão de memória SD no jogo NBA 2K18. Fiquei admirado com a revolta que isso gerou na internet, afinal isso já era mais do que esperado. E não estou defendendo a Nintendo, acho que ela errou ao lançar um console com um espaço tão pequeno de 25GB disponível, já que 7GB são para o sistema operacional do console, mas quando o Switch foi lançado, o mínimo que tínhamos que esperar era que, uma hora ou outra, a expansão do armazenamento fosse se tornar necessária.

Entretanto, não achei que isso fosse acontecer tão precocemente para os detentores e amantes de mídias físicas. Vamos imaginar alguém que compre o 2K18 em mídia física e todos os 25GB de espaço disponíveis para ele utilizar, ainda assim ele será obrigado a ter um cartão SD! Você ter o espaço e alguém dizer que você não pode utilizar esse espaço me parece um exagero e falta de bom senso absurda. Qual o sentido de você ter a mídia física e não poder utilizar um armazenamento pelo qual você, consumidor, pagou (e pagou muito caro) por ele? Como disse, a utilização de um espaço no cartão SD era de se esperar, mas não achei que seria empurrada “goela abaixo” independente do caso concreto.

Porém não acabou por aí! Com essa notícia do 2K18, veio a divulgação da parceria entre a Big N e a SanDisk para produção de cartões SD com o “selo” Switch. Veja abaixo:

Aqui é um ponto um pouco complexo, pois vi gente xingando a Nintendo por esse lançamento chamando-a de “mercenária” e que estaria vendendo algo (que é a mesma coisa de outros produtos do mercado) simplesmente pelo dinheiro e para enganar os consumidores. Ahhhh, a internet e suas opiniões absurdas! Aqui vou destacar alguns pontos:

Primeiramente, a Nintendo é uma empresa e tem que dar lucro. Toda empresa que lança um produto no mercado visa única e exclusivamente o seu dinheiro, caso contrário ela não lançaria tal produto. Acredite, o capitalismo funciona assim!

Em segundo lugar, temos que pensar que muitos compradores do Switch não entendem nada (ou entendem pouco) de tecnologia e tem extrema dificuldade na hora de comprar um cartão de memória, principalmente um que pode impactar demais a performance de seus jogos, e é para esse público que a Nintendo está lançando esse produto. A ideia com esses SDs é facilitar para o consumidor mais leigo achar o produto (já que estará exposto junto aos acessórios do Switch), dar a certeza que o cartão é compatível com o console e que rodará satisfatoriamente nele, ou seja, é uma segurança a mais para que o comprador adquira um cartão de memória com a certeza de que não terá dor de cabeça.

Por fim, a Nintendo fez questão de divulgar que esse lançamento não torna os outros cartões incompatíveis. Por isso, acho que não houve tentativa de enganar o consumidor aqui, ela simplesmente está dando uma opção para aquele consumidor leigo ou que quer evitar gastar tempo procurando comprar um produto que atenda 100% as suas necessidades.

De qualquer forma, o cartão apresentado, em uma primeira vista, não apresenta diferença alguma entre os que vemos no mercado. Você encontra produtos similares com velocidades satisfatórias (da própria SanDisk) no mercado hoje em dia. Resta saber qual será a diferença de preço entre esses similares e o que leva o selo da Nintendo, já que, quando há qualquer menção à marca, os preços são sempre estratosféricos.

E você? Qual a sua opinião sobre a imposição de utilização de cartões de memórias e o que achou do anúncio da parceria SanDisk e Nintendo?

Gostou? Então compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Jogo em qualquer plataforma. Um fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, e de outros grandes nomes da indústria.

3 thoughts on “Os novos cartões SD da Nintendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *