Vai comprar um Switch? Então não venda seu Wii U

Todos nós estamos vendo o sucesso de vendas que o Nintendo Switch tem sido, chegando a ganhar o prêmio de Dispositivo do Ano pela revista Times, alcançando recentemente a marca de 10 milhões de vendas e vendas mais rápidas. Definitivamente um sucesso absoluto!!

Mas, e o Wii U?

Infelizmente não imprimiu dinheiro para a Nintendo, mas definitivamente imprimiu muita diversão!

O Wii U, como extremamente bem explicado na série de textos de sua Retrospectiva, não venceu como o seu sucessor está vencendo. Ele flutuou em uma maré de jogaços durante sua vida, cercado por PS4’s e Xbox One’s e deixado no fundo das prateleiras. Apesar disso, porém, afirmo categoricamente que ele é o melhor console de mesa da Nintendo, sem contar o Switch.

No quesito Vendas e Aclamação Pública, o Wii U realmente deixou a desejar. Porém, não são esses os méritos do Wii U. No quesito Hardware, que também não é seu mérito, ele já foi concebido de maneira ultrapassada. Em relação ao hardware, entretanto, vemos no Wii, o console mais “fraco” entre os concorrentes, que seu Mario Galaxy foi o jogo mais bonito de sua geração, então não é algo que devamos nos importar tanto, pois a Nintendo não precisa de um bom hardware para ser o que é. Seu controle, o Gamepad, é o segundo controle mais confortável que coloquei em minhas mãos, perdendo somente para a obra prima que foi o controle do Gamecube.

Não deu bom para o Wii U

Pensando no PS4 e no Xbox One (sem contar suas versões posteriores), o Wii U é o mais bonito entre eles. Sua forma arredondada com cores agradáveis lembra os produtos da Apple. Seu disco nativo, com bordas arredondadas, é extremamente elegante. Seu Pro Controller também é bonito e confortável. Sem contar o Gamepad, que, apesar de parecer um trabuco, segue a mesma linha do console, além de encaixar nas mãos como uma luva.

Bom, atributos físicos e beleza artística não vendem console, o que vende console são jogos. JOGOS!! Vamos a eles.

Para acompanhar melhor a linha do tempo de lançamentos do Wii U, recomendo lerem sua Retrospectiva. Esse texto serve mais ou menos como uma continuação e também como minha forma de tentar convencer os leitores a não venderem seu Wii U para comprar o Switch.

Depois de quase um ano de Switch, o Wii U ainda está mais divertido para jogar, mas devido a um fato que logo o Switch alcançará: idade. O Wii U carrega consigo uma biblioteca enorme de jogos, considerando os jogos de Wii. Para tentar convencer o leitor a não cometer o absurdo de se desfazer do Wii U, primeiramente vou apelar um pouco: você é igual a mim, que chama os amigos em casa para fazerem bagunça com 8 jogadores no Super Smash Bros.? O Switch ainda não tem essa possibilidade. Os jogadores que já faziam isso, tenho certeza que jamais cogitaram em se desfazer do Wii U. E mesmo depois que o Switch tiver um Super Smash Bros., se você sentir vontade de navegar por muitas águas (The Legend of Zelda: The Wind Waker) ou desbravar um reino que está sendo atingido pelas trevas (The Legend of Zelda: Twilight Princess HD), vai poder fazer isso no Switch? Provavelmente não. Quer caçar zumbis e matá-los com um taco de críquete no Switch? Não vai não.

E que tal Mario, Luigi, Peach e Toad usando roupas de gatinho? Os quatro em um ambiente 3D lindo. No Switch também é impossível até agora.

Voltando um pouquinho o tempo, para o Wii. Se você tem os discos de Resident Evil 4, Kirby’s Return to Dream Land, Metroid: Other M, Metroid Prime Trilogy, Mario Galaxy 1 e 2; está muito feliz com o Wii U. O Switch tem essa retrocompatibilidade com discos? Não! Terá um dia essa possibilidade? Jamais!

Certo que o Switch tem jogos extremamente divertidos em sua biblioteca, como Arms, Mario Kart 8 Deluxe, 1-2 Switch, e eles podem ser jogados com vários jogadores, sem contar os futuros jogos de Virtual Console. Mas nisso, qual a única coisa que o Wii U perde para o Switch? Apoio de thirdies, pois, de diversão, quando o Switch for mais velhinho, será empate na certa.

Sem contar a infinidade de jogos que o Wii U possui em seu Virtual Console, de NES até Wii, e geralmente os jogos mais consagrados das plataformas. Quer jogar Kirby’s Epic Yarn? É totalmente possível no Wii U.

Agora o meu depoimento: ainda não possuo o Switch, mas sim o Wii U, vários jogos multiplayer e vários controles, que me garantem diversão o suficiente até conseguir comprar um Switch e pra muito tempo depois. Para citar os jogos que estou jogando e estão na minha lista de futuros jogos:

  • Tokyo Mirage Session #FE;
  • Batman Arkhan City Armored Edition;
  • Super Mario 3D World;
  • Super Mario Bros for Wii U;
  • Ninja Gaiden 3;
  • Metroid Prime Trilogy;
  • Metroid: Other M;
  • Muitos Resident Evil.

E tem outros de Wii U, Wii e Gamecube que não coloquei aqui. Quando pegar o Switch, vou jogar quantos? Com a permissão do dinheiro, provavelmente uns dois ou três em seis meses. No Wii U, o Virtual Console possui jogos totalmente acessíveis.

Ainda quer vender seu Wii U? Ou melhor ainda, comprar um? Tenho certeza que não se arrependerá. Deixe sua opinião nos comentários.

 

Este post foi escrito por Kiefer Kawakami

Sobre mim: Amante dos games, acredito que eles podem mudar a vida das pessoas e fazê-las mais felizes, bem com aconteceu comigo. Possuo um amor incondicional pela Nintendo desde Donkey Kong Country e Super Metroid. Sou estudante de Licenciatura em Física e pretendo utilizar os jogos de forma lúdica, exemplificando histórias e conceitos. Além disso quero divulgá-los, para que as pessoas vejam a maravilha que são e podem ser.

Veja outros posts de

  • PCCCC

    Eu troquei meu Wii U por um Ps4 e depois o Ps4 por um One. Como me arrependo. O Wii U foi o melhor console que ja tive. Eu tinha Zombi U, Mario 3D World, Rayman Legends, The Wonderfull 101, Donkey Kong Tropical Freeze, Pikmin 3, Mario Kart 8, Zelda Wind Waker Hd, New Super Mario Bros U + New Super Luigi U e Nintendo Land além de 3 wii remotes personalizados ( Mario, Luigi e Peach) e 2 Nunchucke e fiz a besteira de trocar pau a pau por um Ps4 que na epoca era 4k. Como me diverti fazendo 100% em Mario 3D e Rayman com hj minha esposa, mas na epoca namorada e com meu cunhadinho. Que experiência incrível de jogar Pikmin 3. Zombi U mano sem palavrad…esse jogo dava falta de ar de tao nervoso que dava, aliás a Ubsoft arrasou com esse jogo e com Rayman Legends, só que jogou esses jogos no gamepad sabe! Que saudade do Wii U. Hj tenho um filho de 3 anos e ele ja adora vídeo game, principalmente sonic mania e Plants vs Zombies… ele ja arrasa. Fico imaginando como seria jogar o Wii U com ele. Vou tentar pegar outro esse ano!

    • Eduardo Guedes

      Poxa cara, compra logo um. Usado sai bem em conta. Até 800 vc acha

    • Kiefer Kawakami

      Isso cara, vai atrás!! Tá muito barato um hoje em dia, apresente o mundo Nintendo ao seu filho e tenho certeza q ele vai crescer uma criança mais feliz, pq é isso q a Nintendo nos proporcio, Alegria!!! =D

  • Jessica Sc

    Acabei de trocar recentemente o meu ps4 por um Wii U e estou me divertindo demais !. Os multiplayers são incríveis, os jogos de tirar o fôlego e não me arrependo nem um pouco >.< a única coisa que sinto falta talvez seja da falta de interação no modo online talvez pelo fato de já ter pego quando o miiverse acabou. Mas não é algo que atrapalhe 😀

    • Kiefer Kawakami

      É, infelizmente a Nintendo é pobre nisso. Mas é riquíssima no multiplayer local. Compre alguns nunchuks e junte a galera pra jogar Mario 3D World. É diversão garantida mesmo com quem não é gamer!! Recomendo pegar um dos Mario Galaxy no Virtual Console, é Sensacional!!

  • Rubens Mateus Padoveze

    Eu entendo quem não tem outra opção, mas quem pode deve é virar colecionador! A longo prazo teremos muitas experiencias boas e baratas com consoles antigos, eu não tive, na época comprei um Xbox One não me arrependo, mas uso mais como centro de mídia que como console rsrsrsrsrs, acho que o carisma dos jogos da Nintendo teria feito eu jogar mais se tivesse pegado um Wii U ^^

    • Kiefer Kawakami

      Ainda tem tempo Rubens, o Wii U dá pra achar super barato. O Wii então, mais barato ainda, então vá atrás e divirta-se =D

      • Rubens Mateus Padoveze

        quando tiver tempo de ficar em casa ^^

  • Eduardo Guedes

    Excelente texto amigo. Concordo plenamente com tudo. E o multiplayer local é realmente o ponto forte do console. Não tem pra ninguém. Muito se fala em mk 8 e SSB , mas o que faz sucesso aqui em casa, são os jogos de festa. Mario Party, Wii Party U, até mesmo o injustiçado Nintendo Land, sempre estão presentes. E quando a galera toma coragem, vervem no Just dance. Eu acredito fielmente que o WiiU é o melhor console da geração passada, e por enquanto, ainda melhor que o Switch, que é da atual geração.

    • Kiefer Kawakami

      Concordo, melhor que o Switch, tirando o fator da idade do console.
      São poucos jogos sem ser Nintendo que divertem tanto em uma festa, SMB com 8 jogadores então, é fantástico kkkk

  • Eddie Sostenes

    A sua matéria me fez desistir de trocar meu Wii u por um Ps4.

    • Kiefer Kawakami

      Nossa, é uma honra proporcionar isso =D
      Ainda tem muitos jogos e mundo a serem explorados no Wii U!!

  • Kiefer Kawakami

    Olha aí cara, parabéns pela melhor compra do ano kkkk!!
    Como sempre digo, é felicidade infinita!!!

  • Josyas Schulze

    Eu demorei muito na venda no meu Wii U, tanto que na primeira vez eu desisti e pedi desculpas pro cara. AUEHAUEHUAHEU uns meses depois com muita dor vendi, mas foi com certeza o console que mais me diverti nos últimos anos e olha que tenho também o PS4. a quantidade de jogos “para dois” é imensa.
    Vendi e usei a grana pra dar de entrada no SWITCH, não me arrependo, mas bate uma saudade.
    Grande parte de quem fala mal do Wii U, nunca teve um isso eu tenho certeza. Como não tive o Wii a retrocompatibilidade fez presença.
    Valeu a pena e tenho saudades!

  • Jefferson Ricardo

    Esqueceu de falar q o Wii U é 20 em 1. Já que ele emula GameCube, N64, SNES, Nes, virtual boy, gameboy, GBC, GBA, DS, Master system, mega drive, Sega cd, comoddore 64, Atari, Pc Engine, game gear, neo geo, arcade mame, ps1 e outros q não lembro. Ele tem 99% da biblioteca Nintendo. Jamais me desfarei. Usa qualquer controle.

    • Kiefer Kawakami

      Exatamente, e PSone de uma forma totalmente funcional!! kkkkk