Acessórios úteis para o seu Switch

Muitos proprietários do Nintendo Switch, ao comprar, não sabem bem que acessórios são úteis para o seu console. Tendo isso em vista, hoje trago alguns acessórios que considero legais.

Película

O Dock não é nada gentil com a tela do Switch. Com o passar do tempo, a poeira presente na área de contato com a tela pode arranhá-la a ponto de incomodar e prejudicar a visibilidade do jogador. Por isso, uma película de vidro é essencial! Não sou um especialista em películas, mas, pelo que pesquisei, algumas películas de plástico comprometem o touchscreen, coisa que a película de vidro aparentemente não faz.

Case

Se você tem a intenção de transportar seu console para lá e para cá, deverá ter um case que proteja o console das pancadas sofridas dentro da mochila. Uma opção desses estojos é o Starter Kit que possui modelos de várias franquias da Big N e vem com os seguintes componentes: estojo, fone de ouvido, película e protetores de silicone para os seus joy-cons. Atualmente, um starter pack como o da imagem abaixo custa em torno de R$200,00.

Uma das Starter Pack disponíveis no mercado

No entanto, quando eu estava para comprar o meu, eu não achei o case muito confiável, me pareceu um pouco frágil e o Switch não parecia ficar perfeitamente acomodado (peço ajuda aos que compraram para deixar suas impressões nos comentários). Então comecei a pesquisar para saber se havia um que fosse mais do meu agrado. Eis que achei o Deluxe Travel Case, da RDS Industries Inc.

Dentre as vantagens que percebi de imediato estão: 1) trata-se também de um produto licenciado; 2) há espaço para os botões ZR e ZL do Joy-Con, o que faz com que o console fique perfeitamente ajustado ao case, sem movimentações para os lados; 3) mini-capas para os cartuchinhos (no starter kit os cartuchos ficam em contato com o tecido interno, acho que essas mini-capas dão mais segurança aos jogos) e para os micro SDs, e elas ficam por trás do console, não comprometendo o espaço interno do case; 4) Bolsa interna com zíper que, além de útil, protege a tela.

Abaixo vou deixar um vídeo com as vantagens (está em inglês, mas para visualizar :

Além desse modelo tradicional, temos outros na versão The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Super Mario Odyssey e outros. Todas são lindíssimas e muito bem acabadas.

E se você quiser um case ainda maior para caber o console completo (dock + acessórios), também há uma versão. Veja as imagens abaixo:

Todavia, esse estojo costuma ser um pouco mais caro que o Starter Kit (no Brasil, reparei que ele custa em média 300 reais). Eu optei por importar no site da Amazon (clique aqui), paguei em torno de 200 reais (com impostos já cobrados) e chegou em 5 dias em minha residência. É uma boa opção para quem tem cartão internacional.

Micro-SD

Como o Nintendo Switch tem baixa capacidade de armazenamento (cerca de 25 GB disponíveis para os jogos), o Micro SD é um item quase que obrigatório. A dúvida que surge nos usuários é: afinal, qual cartão de memória devo comprar?

Bom, o Micro SDXC é o mais indicado pela sua capacidade elevada (e preço igualmente elevado). A Nintendo recomenda cartões que tenham de 60-95 MB/s  de leitura (quanto maior a velocidade de leitura/escrita, melhor o desempenho), por isso atente-se a essas especificações na hora de comprar. Na pior das hipóteses, há os cartões Sandisk com o selo da Nintendo. São mais caros, mas são garantia de que funcionarão perfeitamente no seu console:

Porém, é importante que, antes de comprar, você pesquise se determinada marca é compatível com o console. Os da Sandisk eu sei que são compatíveis, outros eu já não posso afirmar. Por fim e não menos importante, cuidado com os cartões piratas (existem aos montes no Mercado Livre).

Pro Controller

Pra quem joga muito no Dock, o Pro Controller é uma boa pedida, além de ser extremamente confortável. No entanto, o controle oficial possui um preço um tanto quanto salgado no Brasil (cerca de R$ 350,00). Ele ainda conta com versões especiais (e ainda mais caras) como a do Splatoon e, futuramente, de Smash Bros Ultimate:

Uma dádiva dos controles!

Por outro lado, os controles da 8BitDo podem ser uma saída interessante e mais barata (caso não sejam cobrados impostos de importação). Ex: O SN30 é um controle com o estilo do SNES, com as funções importantes do controle Pro do Switch (giroscópio e rumble) e de quebra é compatível com PC, MacOS, Android e Steam. Para aqueles que além de Switchzeiros são PC Gamers, essa é uma boa pedida.

Bom bonito e funcional!

Se você pesquisar na China achará outros controles PRO das mais diferentes marcas, porém verifique se as funcionalidades estão presentes para que você não perca dinheiro comprando algo aquém das suas necessidades.

Uma outra boa opção para quem não quer gastar uma fortuna com um controle e quer reaproveitar seu controle de PS4, XOne, PS3 e Wii U Pro-Controller é o adaptador USB da 8Bitdo. Eu comprei este adaptador e posso lhes dizer: quero mais um! Inicialmente usei meu Pro-Controller do Wii U nele e funcionou de forma perfeita e sem delay nos comandos (o que é louvável e necessário).

No entanto, eu queria um controle com giroscópio para poder jogar meu Splatoon 2. E o controle do PS4 foi a vítima da vez! Conectei-o ao 8Bitdo e cometi a heresia de jogar o Splatoon 2 com o controle de PS4. Fui um pecador, mas estou muito feliz!

Coisa linda! Coisa Formosa!

A 8Bitdo atualiza o firmware dele sempre que é necessário e é bem fácil realizar o procedimento, porém recomendo calma na hora de atualizar e verifique se é realmente necessária a atualização. Atualizei o meu outro dia e percebi que começou a dar problema de desconexão com o Dualshock. Então tive que fazer o downgrade.

O maior problema que percebi com esse acessório foi que ele não tira o console do modo descanso apertando o botão home. Apesar disso, uma das vantagens que me conquistou é poder tirá-lo do Switch e plugar no PC (e até em Raspberry) e estar funcionando em sua plenitude.

Sobre os controles compatíveis, abaixo está um quadro com a compatibilidade (quem quiser ver o manual com mais informações, clique aqui). Destaco que, apesar de a imagem não conter o controle de XOne, no manual tem como conectá-lo.

Segue um outro vídeo (também em inglês) demonstrando a utilização de ambos os controles (PS4 – com a função giroscópio e captura de tela – e XBox One).

Grip de Joycon

Sabe aquela hora em que você recebe amigos em casa e quer jogar um Mario Kart e tem que jogar com os Joycons destacados? Então! Os grips de joycons podem ser um acessório legal para essas horas. Funciona assim: você encaixa o joycon dentro do grip e ele fica muito mais ergonômico. Você consegue achá-los baratinhos na China, ou um pouco mais caro no mercado brasileiro.

É isso! Espero que tenham gostado dos acessórios. Se você tem algum item que não foi mencionado, deixe nos comentários contando o motivo pelo qual você recomenda e a média de preço dele. Se você possui algum deles, deixe sua opinião, pois assim ajudará muita gente.

Até o próximo post!

Gostou? Compartilhe!

Tovar

Nintendista desde os 8-bits, pulei somente a geração GameCube (que recuperei com o Wii). Sou fã de The Legend of Zelda, Donkey Kong, Mario, Mega Man, etc. Resumindo: sou fã de jogo bom!