CuriosidadesGeralListão

Teorias em jogos da Nintendo: Vamos falar de Mario!

A gente sabe que os jogos da Nintendo são famosos pelos temas infantis e por proporcionar diversão para a família inteira. Mas sabiam que existem algumas teorias esquisitas, outras obscuras, e muitas bem viajantes no submundo da internet? Preparem-se para estragar algumas memórias infantis, ou pelo menos revolucioná-las. E como não poderia deixar de ser, vamos iniciar falando de Mario! Aí vai:

Mario é apenas um ator em uma peça de Teatro

Esta teoria é, talvez, a mais famosa entre as teorias do universo da Nintendo, ela não é exatamente obscura ou assustadora, mas como é obrigatório que você saiba, querido leitor, é por ela que irei iniciar.

Esta é uma das mais persistentes teorias dentre as que envolvem o encanador, e sugere que todo o universo do jogo não passaria de uma peça de teatro, e os personagens Mario, Luigi, seus amigos e inimigos, seriam apenas atores.

Mas tá, de onde tiraram isso?

Na realidade existem várias evidências espalhadas entre os jogos, e eu iniciarei apresentando para vocês a do Super Mario Bros. 3, que é onde ela se faz mais nítida.

O cenário aqui é literalmente uma peça de teatro, e o jogo se inicia com uma cortina vermelha subindo. Não lembram? Está aí ó:

vmd89kvuufbh5rb4rpsq
Ó a cortininha lá em cima

Além da cortina, os blocos são aparafusados ao fundo e, quando as luzes são acionadas, nota-se a existência de sombras densas no plano de fundo, tanto na tela inicial, quanto no próprio céu, indicando uma possível iluminação artificial, como se proveniente daqueles holofotes de teatro, sabe?

spot_g5-supermariobros3-2
Percebam a densidade e ângulo das sombras.

O fim das fases, à direita, faz alusão ao fim do set, uma área totalmente desprovida de iluminação.

886b315cc681083fb111826801a39176

E, por fim, existem umas plataformas que são penduradas a partir do teto, e outras são movimentadas, percorrendo o caminho de umas linhas apoiadas por uns objetos, que parecem vindas de máquinas escondidas no cenário.

groovymattersupermariobrosneverhappened4

Por isso diz-se que o Super Mario Bros. 3 nunca aconteceu. Tudo foi apenas uma atuação, uma peça de teatro. Mario e seus amigos nunca estiveram realmente em perigo e nós, os jogadores, somos apenas a plateia.

E sabe o que mais? Esta teoria não é mais apenas um delírio cibernético, meus queridos, pois ela foi confirmada por ninguém menos que Shigeru Miyamoto, em um vídeo na época dos 30 anos de Mario (2015), em que ele confirmou e negou algumas teorias de fãs. Assistam ao vídeo.

Imaginavam isso? Tá, pelo menos parte dela foi confirmada, a relacionada ao Super Mario Bros. 3, que eu acabei de mencionar, mas essa era um tanto quanto óbvia mesmo.

Ow tia, acontece que você disse que todo o universo de Mario seria uma peça teatral. Delírio?

Então, tem um pessoal que defende isso mesmo e, para essa afirmação, tem outros indícios menos óbvios. Olha aí:

  • O fato de não existir continuidade nos jogos. Reparem que, em alguns casos, os jogadores são bons e trabalham juntos, enquanto em outros, eles são maus e trabalham uns contra os outros. E isso ocorre sem explicação nenhuma;
  • Outro indício seria, voltando aos Super Mario 64 e Super Mario Sunshine, cada um dos níveis nesses jogos são chamados de “Episodes”. Forçado?
  • Em alguns jogos do Mario existem uns personagens que fazem parte de uma equipe de Câmera. Olha aí as equipes dos Super Paper Mario e Mario 64:

   hqdefault         super-mario-64-screenshot-lakitu-cameraman-big

Bem, não sei vocês, mas em minha opinião, esses outros indícios são pouco consistentes, e não acho muito fortes para sustentar a teoria de que todo o universo seria uma atuação. Se discordarem, podem compartilhar o motivo!

A triste realidade (ou quase) de Luigi em Luigi’s Mansion

Não é novidade para ninguém que Luigi’s Mansion está longe de ser um jogo fofinho. Este jogo, que traz Luigi com a missão de salvar o irmão (pois ele teria sido raptado), na realidade tem um clima bem dark e assustador, com vários fantasmas pelo caminho e aquelas musiquinhas bem macabras. Já é quase um jogo de terror, vamos vê-lo ficar ainda mais bizarro? E já aviso que se você for o tipo de pessoa assustada, pare a leitura por aqui!

Finalmente pudemos jogar algo exclusivo do Luigi, mas, coincidência ou não, é um jogo super mórbido e com um clima meio depressivo. Será que ele falava exclusivamente sobre morte? Pois é, algumas teorias de fãs sugerem que Luigi também está morto no jogo, e que a missão de salvar o Mario seria apenas uma criação do protagonista.

Pra começo de conversa, quando o Luigi é atacado por fantasmas no decorrer do game, ao olhar para o chão, percebe-se que a sombra do personagem desaparece, retornando apenas no fim do encontro. Existe também um quarto na mansão em que, ao olhar para um espelho na visão de primeira pessoa, o reflexo de Luigi não surge, como ocorre em outros espelhos pela casa. Estranho, né?

Diz-se, ainda, que os fantasmas não seriam realmente vilões. Oi? Calma que vou explicar.

Vamos lá, nós temos o protagonista do jogo, Luigi, que supostamente teria morrido e estaria em negação, ou seja, o mocinho ignoraria a própria morte, isso mesmo, ele acredita profundamente que ainda está vivo e que tem uma missão ali. Por isso, nos momentos normais no decorrer da história, tudo se mostra natural, pois é a vida que o Luigi acreditava ter naquele momento. Porém quando algo fora do controle acontece, e ele se assusta ou se surpreende, surgiriam sinais da realidade bem em frente aos seus olhos. Por exemplo a bizarrice das sombras que eu mencionei.

E os vilões? Pois é, diz-se que os inimigos seriam apenas jovens fantasmas tentando fazer com que o protagonista aceitasse sua real condição e, finalmente, se juntasse a eles.

Não está convencido ainda? Então aí vai o maior indício de todos.

A mais importante das evidências sobre o Luigi não estar vivo em Luigi’s Mansion é em um momento específico no game, onde não há eletricidade, em que o querido amigo do Mario atende a um telefonema. Nesse momento, um flash revela a sombra de Luigi, mas ela não vinha do chão e nem de qualquer parte do corpo dele, ela estava na parede, suspensa. Vejam:

Eu vejo gente morta! -Com que frequência? -Todo o tempo!
Eu vejo gente morta! -Com que frequência? -Todo o tempo!

O estranho é que nos outros flashs que ocorrem no cenário, a sombra dele está normal, do chão, partindo dele, assim como ocorre na vida real mesmo.

Daííí tem gente que diz que Luigi morre durante uma batalha contra um boss, em que ele apaga. Mas a maioria concorda que ele estaria morto todo o tempo mesmo, e mais! Que teria sido suicídio, já que a sombra aparenta estar suspensa na parede, e ele pendurado. Bizarro, né?

Ah, e é claro, existe a possibilidade de tudo ser besteira, e isso ser apenas um glitch, talvez até a mais provável, mas aí a galera começa a combater essa hipótese com outros argumentos como, por exemplo, como ele poderia atender ao telefone se, naquele momento, não havia energia? Bem, acho que nunca saberemos ao certo.

Algumas teorias já eram bem conhecidas por alguns, outras nem tanto, e será que não passam de teorias? Acham que são puramente viagem de gamers, ou conseguem enxergar alguns fundamentos? Comentem aí e aguardem o próximo post sobre teorias da Nintendo!

Observação: Se assustou? Eu aviseeei pra parar de ler.

Gostou? Então compartilhe!

Emile

Formada em Desenvolvimento de Jogos Digitais, sou uma apaixonada por filmes, HQ, games em geral e Pixels. Independente da plataforma e da geração, tendo uma boa jogabilidade ou um bom enredo, é muito bem vindo à minha coleção!

One thought on “Teorias em jogos da Nintendo: Vamos falar de Mario!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *